Casa NOA / Alventosa Morell Arquitectes

© Adrià Goula

Casa NOA / Alventosa Morell Arquitectes  - Mais Imagens+ 20

El Vallés Occidental, Espanha
  • Arquitetos: Alventosa Morell Arquitectes; Alventosa Morell Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cielo, DM, FARO Barcelona, Leds-C4, Rocal, Rovira, Viabizzuno
  • Colaboração: Mercè Nogueras, Administrativa
  • Projeto Interiores: Alventosa Morell Arquitectes
  • Construção: Global Projects
  • Calculista Estrutural: Eduard Simó
  • Autores: Marc Alventosa e Xavier Morell
  • Cidade: El Vallés Occidental
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa NOA está localizada em uma rua bastante central de uma cidade onde predominam as casas unifamiliares isoladas. Situada em um terreno longo, estreito e bem orientado, a casa deveria atender a três pedidos dos clientes: ter um programa muito grande, com cerca de 400 m2, ser um ambiente muito confortável em termos térmicos, além de ter um vínculo muito direto com o jardim.

Plantas
© Adrià Goula

Nossa objetivo foi satisfazer as demandas dos clientes e, ao mesmo tempo, garantir uma construção bem integrada em termos paisagísticos. O desafio consistia em resolver a relação entre um volume edificado muito grande e o jardim que precisa ter uma escala mais doméstica e humana.

Para alcançar nossos objetivos, decidimos trabalhar a partir de duas estratégias: 

• Liberar um grande jardim localizado ao sul do lote. Situamos a casa tocando a rua, na face norte do terreno;
• Trabalhar a partir do escalonamento do volume principal, para assim dividi-lo e limitar seu impacto visual.

© Adrià Goula

Temos dois tipos de escalonamentos, os externos e os internos. Todos eles foram trabalhados de maneira autônoma em termos de dimensão e deslocamentos entre si para evitar a criação de um volume compacto e uniforme. Na parte externa o escalonamento se deu a partir de varandas criadas a partir de plataformas horizontais formadas por coberturas acabadas em madeira e que tem uma relação direta com o jardim. Essa opção criou espaços mais domésticos e de escala mais humana.

© Adrià Goula

Por outro lado, o espaço interno da Casa NOA se organiza a partir de quatro volumes verticais que criam uma série de coberturas com forma de "dentes de serra". Esse conjunto de coberturas é um dos elementos essenciais do projeto, já que graças a sua forma criamos aberturas orientadas a sul e vinculadas a espaços duplos. Assim, conseguimos a radiação solar necessária para garantir o conforto interno e, ao mesmo tempo, fizemos chegar luz natural ao interior do térreo.

© Adrià Goula

Diferente das varandas de madeira, esbeltas e leves, os diversos volumes do edifício são compactos e com um acabamento externo em SATE, um material que nos permite:

• Gerar um envoltórios (fachadas e coberturas) com muita resistência térmica;
• Unificar o acabamento, branco e liso, de parte das fachadas e a cobertura com o objetivo de enfatizar o perfil singular criado pelas coberturas em forma de "dentes de serra". Para demarcar ainda mais esse perfil, decidimos que as fachadas materiais teriam acabamentos diferentes (cinza e com muita textura).

© Adrià Goula

Em termos construtivos, se trabalhou com um sistema bastante simples. As paredes de carga que limitam os diferentes espaços são paredes cerâmicas onde se apoia uma laje formada por um solo radiante, uma passagem técnica de instalações e as vigotas de madeira aparente. Essa laje nos permite gerar um ambiente aconchegante no interior graças às vigas de madeira e, com o piso radiante, obter inércia e complementar o sistema de conforto passivo projetado. Todas as estratégias anteriormente citadas e o projeto bioclimático da proposta são os elementos que permitem aproveitar uma residência de alto desempenho térmico integrada a seu entorno imediato.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa NOA / Alventosa Morell Arquitectes " [Casa NOA / Alventosa Morell Arquitectes ] 09 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915978/casa-noa-alventosa-morell-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.